Total (com IVA): 0,00 €

Lista de Produtos por Marca Quinta Do Cerrado da Porta 

A Quinta do Cerrado da Porta foi adquirida pelos seus atuais proprietários em 1997. Era uma propriedade de cerca de 3 hectares com uma casa rural do século XVII em muito mau estado de conservação. As obras de recuperação e ampliação demoraram cerca de 4 anos, processando-se por 3 fases. Mas em 1999, terminada a primeira fase de recuperação do edifício principal, os proprietários abandonaram Lisboa, onde viviam, e foram residir na Quinta, com os seus dois filhos adolescentes. Ambos médicos, desde essa época todos os dias úteis se deslocam à capital, para a sua atividade profissional. Os filhos entretanto casaram e foram a morar em Lisboa, embora passem muitos fins de semana na Quinta, eles próprios agora com filhos pequenos.

Inicialmente, dos 3 hectares de terra que rodeavam a Quinta, cerca de um hectare era ocupado por vinha. Em 2011, com a criação da empresa agrícola "Cerrado da Porta Lda", foram adquiridos vários terrenos, tendo a Quinta ficado com uma área de exploração de 17 hectares, em que 14 são ocupados por vinha, a maior parte plantada em 2012 e 2013. As variedades escolhidas foram 3 castas de uvas brancas (Chardonnay, Arinto e Moscatel Graúdo) e 5 castas de uvas tintas (Pinot Noir, Touriga Nacional, Syrah, Merlot e Castelão). Acreditou-se serem essas as castas mais adequadas às condições do terreno, acidentado e sujeito à ação de fortes ventos atlânticos, e que permitiriam uma boa gestão de castas e lotes destinados à produção de vinhos de elevada qualidade.

Produção e comercialização

Durante vários anos as uvas produzidas na Quinta eram cedidas a viticultores vizinhos ou entregues na Adega Cooperativa de Dois Portos. Em 2011, quando a produção e comercialização de vinhos de marca própria passou a ser o objectivo, criou-se a marca Troviscal e, a titulo experimental, foram engarrafados dois vinhos adquiridos a viticultores da região, um branco e um tinto. No mesmo ano começou a construir-se a adega. Em 2012, com uvas comprados a viticultores da região, a Quinta começou a produzir os seus primeiros vinhos. A marca Troviscal passou a constituir a gama média de produção e a marca Peripécia foi destinada a vinhos varietais de elevada qualidade. Com engarrafamentos limitados a um máximo de 2.500 garrafas, a produção desses primeiros vinhos pretendia sobretudo a criar saber e experiência, sendo os vinhos destinados a um mercado bastante exclusivo, no âmbito de algumas garrafeiras e restaurantes selecionados. A partir da vindima de 2015 entrou-se na desejada fase de produção com uvas próprias, vitificadas numa adega com equipamentos tecnologicamente muito avançado. Foi então possível apresentar os primeiros "vinhos de quinta", com pleno controlo da viticultura e vinificação. E passou a haver capacidade de processar cerca de 100 toneladas de uvas, a produção máxima expectável de uvas da Quinta. A vindima de 2015 recolheu cerca de 50 toneladas de uvas, que produziram cerca de 40.000 litros de vinho. Em 2016 colheram-se cerca de 65 toneladas de uva. Em 2017 será comercializado o primeiro vinho espumante, que inaugurará a marca Quinta do Cerrado da Porta, destinada a espumantes e vinhos de gama alta.

Product added to wishlist
Product added to compare.

O Gourmet Da Vila usa os cookies necessários para um correto funcionamento do site. Saiba mais